quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O QUE É DISLEXIA?

A dislexia é definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, sendo o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. De origem constitucional é caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples. (ABD) Essa dificuldade de decodificação mostra uma insuficiência no processo fonológico.
A dislexia é uma falha na alfabetização? Ao contrário do que muitos pensam a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas e no padrão neurológico. Apesar de instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos e sensoriais, a criança falha no processo de linguagem: leitura, capacidade de escrever e soletrar. É comum o histórico de problemas de leitura presente nos pais e irmãos.
Quais os sintomas mais comuns da dislexia?
Na primeira infância
•estão em sua maioria relacionados à fala.
Pré-escola:
•palavras mal pronunciadas; persistência da chamada linguagem de bebê;
•dificuldade em aprender e lembrar o nome das letras, até de seu próprio nome;
•problemas de aprendizagem de rimas infantis comuns. Fase Escolar
•reclamações sobre o quanto é difícil ler; optando por correr e esconder-se quando é chamado a estas atividades;
•deficiência em entender que as palavras podem ser divididas em partes;
•incapacidade de aprender e associar letras e sons;
•discurso não fluente com pausas ou hesitações, presença de muitos “hummm” durante a fala;
•uso de linguagem imprecisa, tais como a utilização da palavra “coisa” ou “negócio” em vez da utilização do nome correto do objeto;
•confundir palavras que tenham sonoridade semelhante;
•dificuldade de dar uma resposta verbal rápida quando é questionado;
•dificuldade de lembrar partes isoladas de informação verbal (memória imediata).
Quais são os sintomas da dislexia nos adultos?
Se não teve um acompanhamento adequado na fase escolar ou pré-escolar, o adulto disléxico ainda apresentará dificuldades;
•Continuada dificuldade na leitura e escrita;
•Memória imediata prejudicada: problema de lembrar datas, nomes, números de telefones, listas aleatórias;
•Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;
•Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);
•Dificuldade com direita e esquerda;
•Dificuldade em organização;
•Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.
Como fazer o diagnóstico?
Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, com resultados mais concretos. É importante observar que os itens a cima nos trazem somente indícios para um possível quadro de dislexia.

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