quarta-feira, 25 de abril de 2012

CONQUISTAR AUTORIDADE COM O SABER E O RESPEITO AO ALUNO

Ficar irritado, gritar e castigar os que não se comportam como você quer - atitudes autoritárias e retrógradas - não adianta nada. Quando se tenta impor disciplina, a submissão e a revolta aparecem. "Hoje, isso não se sustenta mais. O mundo é outro". Seu papel na construção é conhecer como se dá a aprendizagem e, com base nessa compreensão, planejar as aulas, além de ter segurança sobre o conteúdo a ser trabalhado. A medida parece muito básica - e é. Ela vale para manter a disciplina e para chegar ao objetivo principal: fazer com que todos aprendam. Os caminhos também não são nada que esteja fora de seu alcance. "É preciso diversificar a metodologia, pois interagimos com alunos conectados ao mundo por diferentes redes e ferramentas", acredita Maria Tereza Trevisol, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba. Vale promover mais participação de todos em situações desafiadoras que deem protagonismo a cada aluno. Pesquisas feitas por ela mostram que os alunos querem que o professor tenha autoridade também para resolver os conflitos em sala, antes de recorrer à direção. Um ponto de atenção: o desrespeito do professor em relação aos alunos também alimenta a indisciplina. Quase 25% dos estudantes afirmam ser vítimas disso de vez em quando - e mais de 12%, que o fato ocorre com frequência. Quem nunca ouviu uma criança reclamando: "Nem me ouviu e já me colocou para fora"? Outra situação corriqueira é a da desconfiança: "Você precisa mesmo ir ao banheiro ou está querendo passear?" Que tipo de relação se espera formar com atitudes como essas? A análise do próprio comportamento é fundamental. "Falta sensibilidade moral aos professores que tiram sarro do aluno, uma situação, infelizmente, bem comum. Nesses casos, o respeito adquire um caráter unilateral". Assim, a ofensa à autoridade passa a ser encarada como mais grave do que a que se dá entre os colegas. "Por exemplo, se um aluno xinga o professor, ele corre um grande risco de ser expulso. Mas, quando esse mesmo aluno pratica bullying, ninguém toma nenhuma atitude".A mensagem passada em situações desse tipo é: respeite aquele que manda e maltrate quem é igual ou menor que você...

Um comentário:

  1. Indisciplina na sala de aula, talvez seja a grande dor de cabeça de nós educadores. É um assunto que merece nossa reflexão e uma busca exaustiva de alternativas que possam nos ajudar, pois afeta diretamente o ensino-aprendizagem. Se formos analisar os educandos, poderemos ver que há vários motivos: o desajuste econômico-cultural-social em que muitos convivem e também causas patológicas que influenciam, direta ou indiretamente no comportamento dos nossos alunos.
    Também convém ressaltar que há uma grande maioria que estuda por obrigação e sem qualquer objetivo de vida, o que causa a indisciplina em sala de aula. Porém, convém a nós educadores não permitir que a indisciplina atrapalhe o desenvolvimento de nossas aulas, buscar ajuda com outros profissionais pode ajudar a entender para trabalhar com alunos que perturbam o rendimento dos demais e o desenvolvimento da aula.

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