quinta-feira, 25 de julho de 2013

GERENCIAMENTO DE SALA II-POR ROSELY BRITO

Olá INÁCIA FERREIRA PEREIRA No nosso email anterior, falei sobre 11 regras que contribuem para ajudar no gerenciamento da sua sala de aula. Aqui vai o detalhamento da Regra no. 2.
REGRA NO. 02: Seja Consistente em tudo que disser ou fizer
Esperamos que os outros sejam sempre íntegros e consistentes em suas ações para conosco. Os seus alunos e Pais também esperam isso de você.
Voltar atrás à palavra dada, descumprir uma regra, não honrar o que foi combinado ou prometido são faltas gravíssimas. O Professor estará modelando o caráter dos alunos por meio do exemplo do seu próprio caráter.
Por isso, cuidado com o seu modo de falar, talvez você mesmo esteja incitando que os alunos apresentem um linguajar grosseiro, irônico e até desrespeitoso.
Cuidado redobrado com os comentários que você faz pelos corredores e mesmo dentro da sala de aula. É triste constatar que professores quando encontram outro colega comecem a fazer comentários nada agradáveis a respeito do Governo, do tempo, do trabalho, dos alunos e até mesmo dos Pais.
Ao fazer tais comentários estão revelando que não são confiáveis e dignos e o mais grave de tudo: perdem o respeito de quem está ouvindo.
Por isso, não importa se você é Professor do Ensino Infantil ou do Ensino Médio: seja íntegro nas suas ações e no seu linguajar, tenha sempre atitudes irrepreensíveis.
Crie as regras na sua sala de aula e cumpra-as. Jamais favoreça esse ou aquele aluno, jamais tome partido, procure ser justa , nunca use de retaliações, seja consistente sempre.
Quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos Educadores? ou na Reunião Pedagógica com os Professores? Fique à vontade !
Nossa meta é ajudar 50.000 Professores neste ano, por isso peça para eles fazerem o cadastro no site www.sosprofessor.com.br para receber o mini curso de Gerenciamento da Sala de Aula.
Aguarde que vem mais dicas por aí !!!
Abraços,
Roseli Brito Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

quarta-feira, 10 de julho de 2013

GERENCIAMENTO DE SALA- POR ROSELI BRITO

E-mail recebido em 07/07/13 Olá INÁCIA FERREIRA
Para que o gerenciamento da sala de aula seja o mais simples possível, sempre procuro enviar dicas rápidas, práticas e fáceis de implementar.
Aqui vão 11 passos que ajudarão na organização da sala de aula:
01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02. Seja consistente em tudo que disser ou fizer,
03. Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04. Transforme os Pais em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06. Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades,
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
11. Saiba quando pedir ajuda
Nos próximos emails detalharei cada um dos 11 passos.
Enquanto isso reveja se você já está usando alguns dos itens acima no seu dia-a-dia.
Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
=============================================================
Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br

Escritores Mágicos Vaquinha on-line

Toda criança tem um mundo de sonhos. Por que não transformá-los em livros de verdade? Sou professora! Inscrevi meus alunos do 5° ano no Proj...