quinta-feira, 25 de julho de 2013

GERENCIAMENTO DE SALA II-POR ROSELY BRITO

Olá INÁCIA FERREIRA PEREIRA No nosso email anterior, falei sobre 11 regras que contribuem para ajudar no gerenciamento da sua sala de aula. Aqui vai o detalhamento da Regra no. 2.
REGRA NO. 02: Seja Consistente em tudo que disser ou fizer
Esperamos que os outros sejam sempre íntegros e consistentes em suas ações para conosco. Os seus alunos e Pais também esperam isso de você.
Voltar atrás à palavra dada, descumprir uma regra, não honrar o que foi combinado ou prometido são faltas gravíssimas. O Professor estará modelando o caráter dos alunos por meio do exemplo do seu próprio caráter.
Por isso, cuidado com o seu modo de falar, talvez você mesmo esteja incitando que os alunos apresentem um linguajar grosseiro, irônico e até desrespeitoso.
Cuidado redobrado com os comentários que você faz pelos corredores e mesmo dentro da sala de aula. É triste constatar que professores quando encontram outro colega comecem a fazer comentários nada agradáveis a respeito do Governo, do tempo, do trabalho, dos alunos e até mesmo dos Pais.
Ao fazer tais comentários estão revelando que não são confiáveis e dignos e o mais grave de tudo: perdem o respeito de quem está ouvindo.
Por isso, não importa se você é Professor do Ensino Infantil ou do Ensino Médio: seja íntegro nas suas ações e no seu linguajar, tenha sempre atitudes irrepreensíveis.
Crie as regras na sua sala de aula e cumpra-as. Jamais favoreça esse ou aquele aluno, jamais tome partido, procure ser justa , nunca use de retaliações, seja consistente sempre.
Quer compartilhar os nossos textos e dicas com os seus amigos Educadores? ou na Reunião Pedagógica com os Professores? Fique à vontade !
Nossa meta é ajudar 50.000 Professores neste ano, por isso peça para eles fazerem o cadastro no site www.sosprofessor.com.br para receber o mini curso de Gerenciamento da Sala de Aula.
Aguarde que vem mais dicas por aí !!!
Abraços,
Roseli Brito Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

quarta-feira, 10 de julho de 2013

GERENCIAMENTO DE SALA- POR ROSELI BRITO

E-mail recebido em 07/07/13 Olá INÁCIA FERREIRA
Para que o gerenciamento da sala de aula seja o mais simples possível, sempre procuro enviar dicas rápidas, práticas e fáceis de implementar.
Aqui vão 11 passos que ajudarão na organização da sala de aula:
01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02. Seja consistente em tudo que disser ou fizer,
03. Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04. Transforme os Pais em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06. Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades,
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
11. Saiba quando pedir ajuda
Nos próximos emails detalharei cada um dos 11 passos.
Enquanto isso reveja se você já está usando alguns dos itens acima no seu dia-a-dia.
Abraços,
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
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Se você conhece Educadores que estão sofrendo com a indisciplina dos alunos , indique o curso " Gerenciamento da Sala de Aula " . Nossa meta, neste ano, é ajudar 50.000 Educadores a transformar a sala de aula. Inscrição: http://www.sosprofessor.com.br

sábado, 23 de março de 2013

Educação e limites: uma relação de amor e paciência

A tarefa é difícil e cheia de culpa, mas faz parte do aprendizado Por Teresa Ruas
Quem não se lembra de um olhar enérgico dos pais diante de situações cotidianas, de momentos de castigo e das conversas de reconciliação afetiva com os pais? Com certeza levaremos estas lembranças para sempre, mas também podemos utilizá-las a nosso favor, em vários momentos na educação dos nossos filhos.
Dizer que as crianças não se sentem frustradas, tristes, ressentidas ou irritadas diante de um limite e/ou um castigo imposto pelos pais não é verdade. Dizer que os nossos corações de pais não ficam apertados diante de um choro sofrido e/ou de uma situação de distanciamento afetivo com um filho ao receber uma ordem é mentira. Para ambos os lados, essa relação entre a educação e limites é muito difícil. Sem falar do sentimento de “culpa” que todos os pais carregam ao perceberem que passam mais tempo tentando impor regras, normas e limites do que momentos livres e prazerosos com os filhos. Porém, sabemos o quanto esta relação é necessária e importante para que as crianças cresçam fortalecidas emocionalmente diante dos vários “nãos” que a própria vida proporcionará.
Impor um número imenso de castigos sem o entendimento real da causa, em contrapartida, não é o tipo de atitude parental que facilita a educação. Muito pelo contrário! Esta relação gera medo e distanciamento afetivo entre as crianças e os pais, o que resulta em um comportamento de obediência e aceitação, mas não necessariamente de aprendizado para os pequenos.
Repetir e falar ininterruptamente a ordem solicitada e frases como “não pode”, “já falei que não pode”, “já te avisei” são atitudes que trazem poucos resultados positivos de obediência e aceitação. Um conselho de especialista: seja menos prolixo nas explicações. Simplesmente vá até o lado do seu filho e, olhando diretamente nos olhos dele, diga por que determinada ação/reação não é aceitável por você.
Outra dica é não voltar atrás do combinado. Diante da minha (pouca) experiência de maternagem, tenho a convicção de que a paciência é a grande virtude nestes momentos. Difícil? Extremamente, confesso! O que me acalma é pensar que todos os pais, e em todas as gerações, passaram pelas mesmas experiências. E em todas elas, o bom senso e o amor foram os componentes mais importantes e fortalecedores dessas relações humanas.
crédito: Teresa Ruas é terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil

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Toda criança tem um mundo de sonhos. Por que não transformá-los em livros de verdade? Sou professora! Inscrevi meus alunos do 5° ano no Proj...