sábado, 17 de março de 2012

QUESTÕES QUE PODEM SER UTILIZADAS EM QUALQUER FILME

Segundo Marcos Napolitano (2003), existem 3 formas possíveis de assistência de filmes dentro das atividades escolares. Ele pode ser exibido/assistido na sala de aula ou de vídeo em horário escolar, pode ser assistido em casa, por grupos de alunos formados pelo professor e pode ter partes ou seqüências selecionadas pelo professor exibidos em sala de aula.
Qualquer que seja o tipo de exibição escolhida pelo professor, é importante que este elabore um roteiro de análise no intuito de “estabelecer alguns parâmetros de análise com base nos objetivos da atividade.” (p. 82)
A seguir, reproduzi um roteiro de questões que podem ser usados em qualquer filme.
Questões
1 – Qual o tema do filme? O que os realizadores do filme tentaram nos contar? Eles conseguiram passar sua mensagem? Justifique sua resposta.
2 – Você assimilou/aprendeu alguma coisa com este filme? O que?
3 – Algum elemento do filme não foi compreendido?
4 – Do que você mais gostou neste filme? Por quê?
5 – Selecione uma seqüência protagonizada por um dos personagens do filme, analise e explique qual a sua motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
6 – Qual o seu personagem favorito no filme? Por quê?
7 – Qual é o personagem de que você menos gostou? Por quê?
8 – Descreva o uso da cor no filme. Ela enfatiza as emoções que os realizadores tentaram evocar? Como você usaria a cor no filme em questão?
9 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
10 – Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais seqüências que parecem menos realistas? Por quê
11 – Qual a síntese da história contada pelo filme?
12 – Como a montagem do filme interfere na história contada pelo filme?
REFERÊNCIAS
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escritores Mágicos Vaquinha on-line

Toda criança tem um mundo de sonhos. Por que não transformá-los em livros de verdade? Sou professora! Inscrevi meus alunos do 5° ano no Proj...