quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO-14/11

Eba! Hoje é dia Nacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe? Já tentou imaginar como seria não saber ler?
Letra é vida! Que tal comemorar esse dia lendo historinhas divertidas em voz alta, brincando com as palavras e desenhando o alfabeto? PARABÉNS A TODOS OS ALFABETIZADORES!!!!!!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMO SE PORTAR COM O APRENDIZ-PARTE II

12- UTILIZE MATERIAL DIDÁTICO CONVENIENTE E, EM ESPECIAL, O QUADRO´NEGRO;
EX. A objetivação promove uma aprendizagem melhor e mais rápida.
13- APLIQUE EM SUA SALA/AULA, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, O TRABALHO DIVERSIFICADO;
EX. O trabalho diversificado atende ás diferenças individuais.
14- DÊ, EM RODÍZIO, ENCARGOS DE RESPONSABILIDADE AOS SEUS APRENDIZES;
EX. O rodízio nas responsabilidades de sala/aula modifica a atitude dos aprendizes e desenvolve a consciência democrática de que todos têm direitos e deveres como membros da turma.
15- ENSINE AO APRENDIZ A AVALIAR O PRÓPRIO TRABALHO;
EX. A auto-avaliação leva ao aperfeiçoamento.
15- ATUALIZE SEUS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS;
EX. O professor atualizado proporciona ensino de melhor qualidade.
16- PLANEJE CUIDADOSAMENTE SEU TRABALHO, DE ACORDO COM OS INTERESSES E POSSIBILIDADES DA TURMA;
EX. O planejamento confere maior segurança ao educador e permite a adequação do trabalho aos aprendizes.
17- FAÇA SEUS APRENDIZES PARTICIPAREM DO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE SALA/AULA;
EX. Identificando os objetivos a atingir, os aprendizes terão mais interesse pelo trabalho.
18- MANTENHA OS APRENDIZES SEMPRE INTERESSADOS E EM CONSTANTE ATIVIDADE;
EX. O trabalho e a atividade mental são sempre as melhores garantias de disciplina em sala/aula.

COMO SE PORTAR COM O APRENDIZ-PARTE I

1- APRENDA A LIDAR CONSIGO PRÓPRIO PARA LIDAR COM CRIANÇAS;
EX. O auto-controle é essencial ao bom educador.
2- CONSIDERE QUE OS APRENDIZES NÃO APRENDEM APENAS A DISCIPLINA;
EX. Outros aspectos da educação, realizam-se ao mesmo tempo. (ORDEM, TRABALHO EM EQUIPE, GOSTO PELO ESTUDO, DISCIPLINA, AMOR E COMPREENSÃO).
3- NÃO ESQUEÇA: OS APRENDIZES APRENDEM A SEGUIR SEU EXEMPLO;
EX. O bom exemplo vale mais do que qualquer palavra.
4- ESTUDE, ANALISE OS ALUNOS;
EX. As crianças são diferentes. Cada uma deve ser tratada de modo especial e compreensiva. (MUNDOS DIFERENTES).
5- PROCURE COMPREENDER OS PROBLEMAS DE CADA CRIANÇA;
EX. Assim ajudará seu aprendizes ( COMPREENSÃO).
6- COMECE O ENSINO DE ONDE OS APRENDIZES ESTÃO E NÃO DE ONDE VOCÊ ESTÁ;
EX. A aprendizagem deve ser gradual e contínua.
7- IMAGINE-SE NO LUGAR DO APRENDIZ;
EX. Pode parecer fácil a você, mas nem sempre o será para o aprendiz.
8- DÊ AO ALUNO CRÉDITO POR TODO BOM TRABALHO;
EX. Há sempre um aspecto positivo no trabalho do aprendiz.
9- NÃO REPREENDA PUBLICAMENTE NEM CASTIGUE A TURMA PELA FALTA DE UM SÓ;
EX. A censura em público humilha e a coletiva é injusta.
10- ESTABELEÇA ROTINAS DE SALA/AULA;
EX. Os alunos da turma "c" chegam á hora certa, Pedem licença, Não conversam em aula (PARALELAS). O hábito estabelecido economiza tempo e facilita a realização do trabalho.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FICHA DE AVALIAÇAO INDIVIDUAL PARA ALUNOS DA ED. INFANTIL

Ficha modelo de observação individual do aluno
1. Área de avaliação: Comportamento
Conceito de avaliação
Item de avaliação Sempre Frequentemente Raramente Nunca
1 Relaciona-se bem com os amigos
2 Relaciona-se bem com o professor
3 Atende as pessoas com boa vontade
4 Tem espírito cooperativo nas atividades do grupo
5 Integra-se facilmente ao grupo
6 Depende muito do auxílio do adulto
7 Lidera seu grupo
8 Tem iniciativa própria
9 É cuidadoso, mantendo em ordem seu material escolar
10 Realiza as atividades com ordem e limpeza
11 Respeita as regras do jogo
12 Tem boa atenção
13 Tem boa concentração durante as atividades
14 Interessa-se por atividades de modelagem
15 Interessa-se por atividades de recorte e colagem
16 Interessa-se por atividades de pintura
17 Interessa-se por atividades de montagem e construção
18 Interessa-se por atividades de desenho
19 Interessa-se por atividades de música/movimento/ritmo
20 Interessa-se por atividades de recreação
21 Trabalha em silêncio quando necessário
22 Participa com interesse de todas as atividades propostas
23 Participa com interesse quando estimulado
24 Demonstra agilidade em coordenar seus movimentos
25 Consegue participar de atividades que exijam atenção e reflexão imediata
26 Mantém uma atitude de colaboração e respeito nos jogos do grupo
27 Atende às solicitações para casa
28 Gosta muito de atividades livres
29 Tem dificuldade em compreender um comando e/ou chamado
2. Área de avaliação: Psicomotricidade
Conceito de avaliação
Item de avaliação Sempre Frequentemente Raramente Nunca
1 Anda bem e com postura
2 Esbarra nos outros e nos objetos
3 Deixa cair as coisas que segura
4 Cai muito
5 Senta-se corretamente
6 Fica cansado com facilidade
7 Tem agilidade com o manejo dos brinquedos
8 É muito ativo
9 Tem facilidade em recorte e dobradura
10 Usa tesoura de forma adequada
11 Segura o lápis e o pincel de forma correta
12 Tem facilidade em fazer exercícios de coordenação motora
13 Tem facilidade em imitar posições
14 É capaz de nomear e localizar (em si mesmo e nos outros) as partes do corpo
15 Demonstrou preferência pelas atividades artísticas
16 É capaz de colorir dentro dos limites
17 É capaz de copiar figuras
18 Usa predominantemente a mão direita
19 Usa predominantemente a mão esquerda
20 Cumpre no tempo previsto, as atividades propostas
3. Área de avaliação: Linguagem
Conceito de avaliação
Item de avaliação Sempre Frequentemente Raramente Nunca
1 Conversa espontaneamente com os colegas
2 Tem clareza ao se expressar
3 Constrói frases
4 Tem bom vocabulário para sua idade
5 Tem boa expressão
6 Apresenta gagueira
7 Ouve bem
8 Tem facilidade para memorizar
9 É capaz de fazer leitura e desenhos de imagens (com fins de comunicação)
10 Tem interesse por livros e gravuras
11 É capaz de compreender e reproduzir histórias
12 Gosta de ouvir histórias
13 Comunica-se com incorreções gramaticais graves
14 Cria pequenas histórias com seqüência lógica
15 Tem boa coordenação de pensamento
4. Área de avaliação: Aspecto emocional
Conceito de avaliação
Item de avaliação Sempre Frequentemente Raramente Nunca
1 Chega alegre e sorridente à escola
2 É uma criança calma
3 É criativo
4 Reage agressivamente
5 Gosta de receber carinho
6 É carinhoso
7 Tem baixa resistência a frustração
8 Tem atitudes diferentes na presença do pai e/ou mãe
9 Quando suas vontades são recusadas reage com choros ou lamúrias
10 Tem uma aparência triste
11 É muito comunicativo
12 Fica isolado
13 Não se aproxima do professor
5. Área de avaliação: Formação de hábitos
Conceito de avaliação
Item de avaliação Sempre Frequentemente Raramente Nunca
1 Espera sua vez para falar
2 Alimenta-se bem e em horários próprios para a alimentação
3 Sabe despir-se e vestir-se
4 Vai ao banheiro sozinho
5 Controla fezes e urina
6 Precisa de ajuda na hora do lanche
7 Guarda material e jogos didáticos usados
8 Conduz seu próprio material (merenda, pasta, livros, brinquedos, jogos)
9 Sabe empregar palavras de cortesia (por favor, dá licença, muito obrigado, etc.)
10 É pontual
11 É assíduo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

15 MITOS DA EDUCAÇÃO

REPORTAGEM COMPLETA NA REVISTA NOVA ESCOLA Nesta reportagem, convidamos você a refletir sobre 15 ideias presentes no dia a dia da sua profissão. Vale a pena analisar como essas questões interferem em sua prática. Seus alunos vão agradecer.
POR Elisângela Fernandes (novaescola@atleitor.com.br)
1 Para ser um bom professor é preciso ter dom e vocação
2 A função mais importante da escola é formar cidadãos
3 Criança pobre não aprende
4 Educação se aprende em casa. Cabe à escola apenas ensinar os conteúdos
5 Para os pequenos, livros ilustrados e com texto curto são os melhores
6 Muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas
7 Meninos são melhores em Matemática
8 Creche é um mal necessário
9 A repetência sempre melhora o desempenho
10 Sem a possibilidade de reprovação, os alunos perdem o respeito pelo professor
11 A cópia e a repetição são boas estratégias de ensino
12 Trabalho em grupo sempre gera indisciplina
13 É papel da escola elevar a autoestima dos estudantes
14 Os alunos aprendem mais quando a atividade é lúdica
15 Conteúdo dado é conteúdo aprendido
FONTE:REVISTA NOVA ESCOLA/SETEMBRO DE 2012

FRASE DO DIA

"Não é admissível que alguém lecione apenas porque gosta de crianças ou acredita que leva jeito. A docência exige conhecimentos científicos."
Carlos Roberto Jamil Cury, professor titular aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA -FUND. II

TEXTO I A lebre e a tartaruga
Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.
A lebre vivia caçoando da lentidão da tartaruga.
Certa vez, a tartaruga, já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida.
A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.
Não perdendo tempo, a tartaruga pôs-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém firmes.
Logo a lebre ultrapassou a adversária e, vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar.
Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada, toda sorridente.
Moral da história: Devagar se vai ao longe!
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=29
QUESTÃO 1
O episódio da narrativa que contribui para a vitória da tartaruga é
(A) a decisão da lebre de parar e cochilar.
(B) o desafio de realizar uma corrida com a lebre.
(C) o desafio de correr para garantir a vantagem.
(D) a decisão firme de caminhar com passos lentos.
QUESTÃO 2
O trecho que expressa uma opinião a respeito de um dos personagens é
(A) “Logo a lebre ultrapassou a adversária...”
(B) “Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga.”
(C) “A lebre, muito segura de si, aceitou prontamente.”
(D) “Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr.
QUESTÃO 3
A finalidade deste texto é ensinar ao leitor que
(A) o sono renova as energias do corpo.
(B) a caçoada do adversário garante a vitória.
(C) o êxito depende de dedicação e persistência.
(D) o esporte é necessário para manutenção da saúde.
QUESTÃO 4
As características do texto “A lebre e a tartaruga”, tais como – o tipo de personagens e a presença de moral –, exemplificam o texto conhecido como
(A) receita.
(B) fábula.
(C) campanha publicitária.
(D) história em quadrinhos.
Texto II
Fada feiticeira
Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus 5 molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons
Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
Sentir
Mexer
Cheirar
Provar
Lamber
Morder
Comer
QUESTÃO 5
Os versos 17 a 24, construídos por meio de verbos, expressam
(A) os passos a serem seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem.
(B) os desejos das pessoas ao sentirem o perfume da sobremesa de Geralda.
(C) as atitudes adotadas pela fada feiticeira ao preparar seus feitiços.
(D) as instruções para preparação dos quitutes da mãe brasileira.
Ricardo Azevedo. A casa do meu avô.
São Paulo: Ática, 2003.
Texto III
Receita de espantar a tristeza
Faça uma careta
E mande a tristeza
Pra longe, pro outro lado
Do mar ou da lua
Vá para o meio da rua
E plante bananeira
Faça alguma besteira
Depois estique os braços
Apanhe a primeira estrela
E procure o melhor amigo
Para um longo e apertado abraço
Roseana Murray. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.
QUESTÃO 6
Os versos do poema que expressam o significado da expressão “espantar a tristeza”, presente no título do texto, é
(A) “Vá para o meio da rua E plante bananeira”
(B) “Depois estique os braços Apanhe a primeira estrela”
(C) “E mande a tristeza Pra longe, pro outro lado”
(D) “E procure o melhor amigo Para um longo e apertado abraço”
Texto IV
Lendas do nosso folclore
Mula-sem-cabeça
É um animal quadrúpede com aparência de mula, como o próprio nome diz.
Não tem cabeça e solta fogo pelo pescoço. Soluça como se fosse gente e, com seu galope, assusta as pessoas que saem a andar nas noites de lua cheia. Para afugentá-la, basta esconder dentes e unhas.
Nosso folclore, de Maria Regina Pereira e Zuleika de Almeida Prado. São Paulo: Ave-Maria, 1999.
QUESTÃO 7
As palavras que se referem à expressão “mula-sem-cabeça”, sem alterar a continuidade do texto, são
(A) fogo / unhas.
(B) gente / galope.
(C) pessoas / dentes.
(D) animal quadrúpede / la (afugentá-la).
Texto V
Sempre o Juquinha
No primeiro dia de aula, a professora explica que vai testar a capacidade de raciocínio das crianças, fazendo-as ligar determinadas características ao animal certo. Chama o Juquinha e começa:
– Quem pia é...
– Pião! – diz o garoto terrível.
Com paciência, a professora diz que é o pintinho da galinha que pia.
– Vou lhe dar outra chance: quem ladra é...
– Ladrão!
A professora, irritada, explica que é o cachorro.
– Seu Juquinha, vou lhe dar a última chance: quem muda de cor é...
E o Juquinha:
– Semáforo!
Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo, ano 2, n. 15, jun. 2000, p. 30. QUESTÃO 8
Nos trechos ”– Quem pia é ...”; “quem ladra é...”; “quem muda de cor é...”, o uso das reticências, em relação ao aluno, reforça a
(A) oportunidade de completude da fala.
(B) informação sobre extinção de animais.
(C) expressão de irritação da professora.
(D) falta de resposta dos alunos. Texto VI
Dez dicas para você não fazer feio na cozinha
1 – Lave bem as mãos antes de começar a fazer qualquer receita.
2 – Se você tiver cabelo comprido, prenda-o com um elástico.
3 – Use um avental para não sujar a roupa.
4 – Evite chegar perto do forno quando ele estiver quente.
5 – Meça os ingredientes e deixe-os separados antes de fazer a receita.
6 – Guarde os utensílios que já foram usados no lugar onde estavam anteriormente.
7 – Jogue fora os restos de embalagens que não serão reaproveitados.
8 – Não fique perto de panelas com água fervente.
9 – Nunca corra dentro da cozinha, principalmente com objetos na mão.
10 – Não use facas pontudas. Se precisar cortar algum ingrediente, peça a seus pais ou a algum adulto que o ajudem.
Folha de São Paulo. São Paulo, 13 jul. 2002. Suplemento Folhinha.
QUESTÃO 9
O texto apresenta uma lista de
(A) ingredientes exigidos para o preparo de qualquer prato.
(B) comportamentos que devem ser adotados na cozinha.
(C) utensílios necessários à preparação de uma receita.
(D) regras de higiene fundamentais na cozinha.
QUESTÃO 10
O trecho do texto que apresenta o interlocutor específico para o qual o texto está dirigido é
(A) “Lave bem as mãos antes de começar a fazer qualquer receita.”
(B) “Use um avental para não sujar a roupa.”
(C) “Jogue fora os restos de embalagens que não serão reaproveitados.”
(D) “Se precisar cortar algum ingrediente, peça a seus pais ou a algum adulto que o ajudem.”

sábado, 23 de junho de 2012

DESCONTRAIA...OS ADOLESCENTES AMAM ESSES TEXTOS

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO
Não te amo mais.
Estarei mentindo se disser que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
não significas nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...
AGORA LEIA TODO O TEXTO DE BAIXO PARA CIMA...

AINDA FALTA 10 MINUTOS PARA TOCAR O SINO...

PROFESSOR, APROVEITE E TENHA NA MANGA TEXTOS DIFERENTES PARA DESCONTARIR E TORNE O FIM DA AULA INTERESSANTE...
LEIA NA ORDEM QUE SE PEDE
01-Preciso contar-lhe um segredo, leia a nº 5.
02-Você está com pressa? Leia a nº 8.
03-Você está muito curioso, né? Leia a nº 9.
04- Olha é o seguinte... é melhor lê a nº 15.
05-Eu não tenho coragem, por isso, leia a nº17.
06-Gostaria de te falar, mas é melhor ler a nº 16.
07-Eu conto, mas... leia a nº 2.
08-É tão simples, por isso leia a nº 4.
09-Não fique nervoso, é simples leia a nº 18.
10-Ainda não, mas... leia a nº 19.
11-Você está ficando cansado... relaxe...leia a nº 13.
12-Como eu ia dizendo... leia a nº 3.
13-Está quase sabendo, leia a nº 20.
14-Te amo muito!!!!!
15-Você está ficando nervoso, por isso leia a nº 6.
16-Você ainda não entendeu, não é mesmo? Leia a nº 12.
17-Ah! Estou com vergonha, leia a nº 7 .
18-Eu não sei se você vai entender, leia a nº 10.
19-Leia a nº 11 com calma e saberá...
20-Agora eu conto, leia a nº 14, mas bem baixinho, tá?
LEIA NA ORDEM QUE SE PEDE
01-Preciso contar-lhe um segredo, leia a nº 5.
02-Você está com pressa? Leia a nº 8.
03-Você está muito curioso, né? Leia a nº 9.
04- Olha é o seguinte... é melhor lê a nº 15.
05-Eu não tenho coragem, por isso, leia a nº17.
06-Gostaria de te falar, mas é melhor ler a nº 16.
07-Eu conto, mas... leia a nº 2.
08-É tão simples, por isso leia a nº 4.
09-Não fique nervoso, é simples leia a nº 18.
10-Ainda não, mas... leia a nº 19.
11-Você está ficando cansado... relaxe...leia a nº 13.
12-Como eu ia dizendo... leia a nº 3.
13-Está quase sabendo, leia a nº 20.
14-Te amo muito!!!!!
15-Você está ficando nervoso, por isso leia a nº 6.
16-Você ainda não entendeu, não é mesmo? Leia a nº 12.
17-Ah! Estou com vergonha, leia a nº 7 .
18-Eu não sei se você vai entender, leia a nº 10.
19-Leia a nº 11 com calma e saberá...
20-Agora eu conto, leia a nº 14, mas bem baixinho, tá?
TÁ REPETIDO PARA SER COPIADO E COLADO...CABE 2 EM UMA FOLHA...BOM PROVEITO!!!!

CAPAS PARA POTFÓLIOS, CADERNOS E AFINS

FAÇA LINDAS CAPAS DE CADERNOS,FICHÁRIOS... EM E.V.A. NESTAS FÉRIAS...






Escritores Mágicos Vaquinha on-line

Toda criança tem um mundo de sonhos. Por que não transformá-los em livros de verdade? Sou professora! Inscrevi meus alunos do 5° ano no Proj...