quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO-14/11

Eba! Hoje é dia Nacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe? Já tentou imaginar como seria não saber ler?
Letra é vida! Que tal comemorar esse dia lendo historinhas divertidas em voz alta, brincando com as palavras e desenhando o alfabeto? PARABÉNS A TODOS OS ALFABETIZADORES!!!!!!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMO SE PORTAR COM O APRENDIZ-PARTE II

12- UTILIZE MATERIAL DIDÁTICO CONVENIENTE E, EM ESPECIAL, O QUADRO´NEGRO;
EX. A objetivação promove uma aprendizagem melhor e mais rápida.
13- APLIQUE EM SUA SALA/AULA, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, O TRABALHO DIVERSIFICADO;
EX. O trabalho diversificado atende ás diferenças individuais.
14- DÊ, EM RODÍZIO, ENCARGOS DE RESPONSABILIDADE AOS SEUS APRENDIZES;
EX. O rodízio nas responsabilidades de sala/aula modifica a atitude dos aprendizes e desenvolve a consciência democrática de que todos têm direitos e deveres como membros da turma.
15- ENSINE AO APRENDIZ A AVALIAR O PRÓPRIO TRABALHO;
EX. A auto-avaliação leva ao aperfeiçoamento.
15- ATUALIZE SEUS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS;
EX. O professor atualizado proporciona ensino de melhor qualidade.
16- PLANEJE CUIDADOSAMENTE SEU TRABALHO, DE ACORDO COM OS INTERESSES E POSSIBILIDADES DA TURMA;
EX. O planejamento confere maior segurança ao educador e permite a adequação do trabalho aos aprendizes.
17- FAÇA SEUS APRENDIZES PARTICIPAREM DO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE SALA/AULA;
EX. Identificando os objetivos a atingir, os aprendizes terão mais interesse pelo trabalho.
18- MANTENHA OS APRENDIZES SEMPRE INTERESSADOS E EM CONSTANTE ATIVIDADE;
EX. O trabalho e a atividade mental são sempre as melhores garantias de disciplina em sala/aula.

COMO SE PORTAR COM O APRENDIZ-PARTE I

1- APRENDA A LIDAR CONSIGO PRÓPRIO PARA LIDAR COM CRIANÇAS;
EX. O auto-controle é essencial ao bom educador.
2- CONSIDERE QUE OS APRENDIZES NÃO APRENDEM APENAS A DISCIPLINA;
EX. Outros aspectos da educação, realizam-se ao mesmo tempo. (ORDEM, TRABALHO EM EQUIPE, GOSTO PELO ESTUDO, DISCIPLINA, AMOR E COMPREENSÃO).
3- NÃO ESQUEÇA: OS APRENDIZES APRENDEM A SEGUIR SEU EXEMPLO;
EX. O bom exemplo vale mais do que qualquer palavra.
4- ESTUDE, ANALISE OS ALUNOS;
EX. As crianças são diferentes. Cada uma deve ser tratada de modo especial e compreensiva. (MUNDOS DIFERENTES).
5- PROCURE COMPREENDER OS PROBLEMAS DE CADA CRIANÇA;
EX. Assim ajudará seu aprendizes ( COMPREENSÃO).
6- COMECE O ENSINO DE ONDE OS APRENDIZES ESTÃO E NÃO DE ONDE VOCÊ ESTÁ;
EX. A aprendizagem deve ser gradual e contínua.
7- IMAGINE-SE NO LUGAR DO APRENDIZ;
EX. Pode parecer fácil a você, mas nem sempre o será para o aprendiz.
8- DÊ AO ALUNO CRÉDITO POR TODO BOM TRABALHO;
EX. Há sempre um aspecto positivo no trabalho do aprendiz.
9- NÃO REPREENDA PUBLICAMENTE NEM CASTIGUE A TURMA PELA FALTA DE UM SÓ;
EX. A censura em público humilha e a coletiva é injusta.
10- ESTABELEÇA ROTINAS DE SALA/AULA;
EX. Os alunos da turma "c" chegam á hora certa, Pedem licença, Não conversam em aula (PARALELAS). O hábito estabelecido economiza tempo e facilita a realização do trabalho.

Escritores Mágicos Vaquinha on-line

Toda criança tem um mundo de sonhos. Por que não transformá-los em livros de verdade? Sou professora! Inscrevi meus alunos do 5° ano no Proj...